Qualificações:

  • Executivo do segmento de Serviços com carreira de 28 anos desenvolvida no setor comercial de empresa distribuidora de energia elétrica, Eletropaulo, ocupando posições gerenciais durante os últimos 15 anos.

  • Profissional detentor de perfil generalista abrangendo amplo campo de atividades da área comercial, destacando: administração, tarifa, faturamento, baixa e média tensão, técnicas de negociação, marketing, estratégias de atendimento, treinamentos, palestras, apresentações e gestão de pessoas.

  • Vivência no Gerenciamento de Contratos de Prestação de Serviços abrangendo desde a analise de demandas, apresentação de propostas, processo de negociação, administração de contratos de grande monta, buscando atender o cliente interno e externo.

  • Constante contato com Administração Financeira de unidade de negocio desde emissão de contratos de pagamentos, controles diários, analise de despesas, boletos bancários até faturamento.

  • Participação na implantação de projetos inovadores, sendo destacado para integrar a equipe de migração do sistema em uso para o SAP, contribuindo fortemente para com a validação dos processos comerciais, atuando como consultor interno, evitando custos com contratações.

  • Iniciativa no desenvolvimento de planos de recuperação de receita, destacando o relacionamento junto comunidade usuária de energia elétrica clandestina, gerando um incremento de 20% em média, do faturamento regional.

  • Amplo conhecimento das normas e procedimentos da área de distribuição de energia elétrica, incluindo padrões estabelecidos pelo órgão regulador CSPE – Comissão de Serviços Públicos de Energia – e pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – tanto quanto do Código de Defesa do Consumidor.

  • Gestor de pessoas, hábil na identificação de talentos, promovendo o crescimento profissional, prestando e reciclando treinamentos voltados para o atendimento ao público alinhado com valores empresa.

  • Participação ativa no processo de Certificação ISO 14001 e ISO 9001, capacitando e orientando equipes para a implementação de ações, garantindo a gestão ambiental e da qualidade.

  • Integrado com os procedimentos da Lei Sarbanes Oxley – SOX, participando da fase de implementação e cumprindo com as suas diretrizes.

  • Inglês técnico.

Formação Acadêmica:

  • Graduação Em Administração de Empresas – Universidade Costa Braga, SP – 1998

Histórico Profissional:

AES ELETROPAULO- Eletricidade de São Paulo S.A. Período: Nov 1978 / Dez. 2006

Concessionária de distribuição de energia elétrica, com 4500 funcionários.

  • Consultor da ABRICEM Dez 2008 atual.

  • Gerente de Atendimento Comercial – Jun 2003 / Dez 2006

  • Gerente de Negócios – Dez 2001 / Dez 2003

  • Gerente Regional Pinheiros – Jan 2001 / Dez 2001

  • Gerente Comercial – Abr 1991 / Dez 2000

Principais Responsabilidades/Realizações:

  • Gestão da área comercial de unidade de negócio, realizando atividades de vendas e pós-vendas de serviços, assim como administração financeira: controles, pagamentos, boletos, corte e religa de fornecimento, entre outros.

  • Responsável pelos indicadores comerciais: Planejamento sobre o prazo de atendimento e demais prestações de serviços, pedidos e pagamentos de indenização e devolução de valores indevidos e inadimplências.

  • Supervisão e gerenciamento da elaboração de relatórios de todos os processos das transações comerciais, novas estratégias de negócios; otimização de processos (fluxo de faturamento).

  • Orientação sobre condução de processos comerciais voltados para atendimento: Prestação de esclarecimentos ao cliente, com relação à legislação, prazos, procedimentos, tarifas, medições, faturamentos, construção, linhas de transmissão e emergência.

  • Representante da empresa junto a órgãos controladores, clientes e fornecedores no sentido de prestar esclarecimentos solicitados com relação ao fornecimento, investimentos, negociações, reclamações, participação social, etc.

  • Atuação como facilitador do entendimento dos princípios da empresa; apoio no desenvolvimento dos colaboradores, orientação de processos e grupos de trabalho, desenvolvimento de novos líderes, motivação junto aos colaboradores, prestando o adequado feed-back, promovendo a evolução de carreira.

  • Administração de conflitos gerados pelos clientes, através de formalizações ou presenciais, prestando o esclarecimento solicitado e providenciado a devida solução.

  • Administração e apoio aos processos de recursos humanos, como admissões, treinamentos, férias, promoções, reconhecimentos, desligamentos, bem como gerenciamento de eventuais conflitos gerados internamente, como atrasos, absenteísmo e negligências.

 

 

Cursos para o Aprimoramento Profissional:

  • Negociando com Negociadores – Garcez Recursos Humanos – 2007

  • Kaizen Serviços – Fundação Vanzolini – 2006

  • Apex-Metodologia E Ferramentas P/ Melhoramento – Eletropaulo – 2006

  • Programa de Desenvolvimento de Líderes – M.O.T. Mudanças Organizacionais e Treinamentos – 2005

  • Clientividade – Consultoria Cesar Souza – 2004

  • Workshop de Comunicação W2 Comunicação Negociais 2000

  • Estilos de Gestão Quota + 2000

  • Gestão de Contratos Fundação Dom Cabral 2000

  • Motivação e Sucesso Fazendo Equipe Campeã Integração Consultoria & Treinamento 1999

  • Mudança e Transição – Quota + 1999

  • Seminário de Analise e Avaliação de Projetos Eletropaulo 1999

  • Regulamentação e Fiscalização Comissão de Serviços Públicos Eletropaulo1998

  • Como Manter Clientes Cativos Eletropaulo – 1997

  • 5 S – O Ambiente da Qualidade – Eletropaulo – 1996