A ABRICEM – Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética, foi fundada em 1989 por um grupo de empresas e instituições que, vivenciando esse fenômeno em outros países, trouxeram ao Brasil através de seu corpo técnico experiências que originaram a criação de uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de preparar a comunidade para lidar com esse fenômeno de forma mais consciente e econômica.

Desde sua fundação, a ABRICEM pode de certa forma acrescentar ao país como um todo uma visão bem ampla sobre o problema da Compatibilidade Eletromagnética e suas conseqüências. Foram criados projetos de normas que se transformaram em normas brasileiras que hoje protegem tanto a indústria como usuários de equipamentos eletroeletrônicos dos efeitos causados pelos Campos Elétricos e Magnéticos de baixa e alta freqüência.

Por ocasião da implantação da Telefonia Celular no Brasil, representantes da ANATEL procuraram a ABRICEM para apresentar uma proposta de regulamentação sobre a exposição humana a campos elétricos e magnéticos de alta freqüência. A ABRICEM, que já mantinha estudos nessa área com grupo multidisciplinar, imediatamente preparou uma proposta que é a que hoje vigora como regulamentação. Cumprida essa meta a ABRICEM continuou sua tarefa de trazer para a comunidade esclarecimentos técnicos e científicos embasados pela OMS- Organização Mundial de Saúde, os quais foram utilizados como referência para a proposta apresentada à ANATEL.

Por questões de prioridades e orçamentos, a ABRICEM não pode mais manter os estudos que vinha realizando nessa área, tendo sido necessária uma estratégia para que a ABRICEM não encerrasse suas atividades. Dessa forma, o estatuto da ABRICEM foi modificado, se transformando em um Instituto, sem fins lucrativos e com isenção total, isto é, deixaram de fazer parte da ABRICEM as empresas que voluntariamente a mantinham, ficando somente fazendo parte de um Conselho Consultivo — instituições também isentas.

A parceria de seus profissionais com especialistas de outras instituições líderes nas áreas tecnológicas de energia e de TI, com reconhecida formação acadêmica e ampla experiência, agrega à ABRICEM expertise plena para a elaboração e a coordenação de projetos de engenharia e de meio ambiente.

Nos especializamos na emissão de Laudos Técnicos de alta e baixa frequência, atestando a conformidade com as regulamentações vigentes. Realizamos o primeiro Laudo Radiométrico de uma Estação Rádio Base de Telefonia Celular, que foi adotado como referência nacional, sendo ainda hoje esse mesmo modelo de maneira mais simplificada o que é utilizado.

Com isso, pudemos dar continuidade à principal tarefa da ABRICEM, desde sua fundação: trazer ao país um conhecimento sobre a influência dos campos elétricos e magnéticos de baixa e alta freqüência, e suas conseqüências tanto para a indústria como para os seres humanos. Não se pode deixar de mencionar, que a ABRICEM, nesses seus aos de atuação, já emitiu mais de dez mil laudos técnicos de baixa e alta freqüência, tanto teóricos como com medições em campo.